História

O inicio

Tudo começou quando um grupo de pessoas movidas pelo mesmo desejo de aprender musica decidiu se juntar para levar a ideia à diante. Em certa reunião descobriu-se que na cidade havia uma Banda Municipal desativada. A partir de então foi criado o projeto “musica nas escolas” que propunha que cada escola do município tivesse pelo menos um aluno estudando musica, formando assim a banda. Buscaram-se meios para viabilizar a sua estruturação, alguns instrumentos foram adquiridos pelos próprios alunos e outros foram comprados e tiveram seu pagamento parcelado.
Depois de algumas entrevistas com maestros da região encontrou-se ocasionalmente o professor Fábio Canellas que mostrou interesse e disposição de colaborar nesse projeto, ficou sendo ele, então, o primeiro maestro da Banda Municipal de Tupanciretã.

Ficou a cargo da AMEART e do Conservatório de Música a divulgação, a inscrição dos alunos e as aulas de teoria e solfejo, para então prepara-los ao estudo nos instrumentos de sopro, visto que a maioria, já eram alunos de teoria do Conservatório.

Posteriormente, a Associação adquiriu 6 instrumentos, através de recursos recebidos em doação da Comunidade, e mais 15 flautas doces que são utilizadas para a inicialização musical de novos alunos. O Município adquiriu, através de licitação 6 instrumentos de percussão e 12 Instrumentos de sopro, tendo recebido ainda, 10 instrumentos do Ministério da Cultura de Brasília, através da FUNARTE , projeto auxilio a bandas, por último, recebemos recentemente a doação de 11 violinos da Caixa federal.


A Associação tem nestes primeiros anos de vida, cerca de 480 alunos cadastrados, que receberam aulas de música ou alfabetização musical, estando em formação a cada ano uma nova turma que será aproveitada de acordo com a disponibilização ou aquisição de novos instrumentos.